A cidade de Caratinga receberá uma importante iniciativa para o setor cultural. O Instituto Superàtivas Cultura e Arte está trazendo o Instituto In-Cena de Teófilo Otoni, através do Edital PNAB programa Nacional Aldir Blanc municipal, para oferecer um curso intensivo de capacitação em Elaboração, Gestão de Projetos e Produção Cultural. As inscrições, que estavam abertas para produtores, artistas e gestores culturais da região, já foram encerradas.
Com 12 horas de duração, o curso acontecerá, entre os duas 7, 8 e 9 de agosto, na Casa Ziraldo e foi dividido em três módulos, abordando desde a criação até a gestão e a execução de projetos culturais.
A iniciativa ressaltou a importância de o produtor cultural dominar todo o processo, desde a concepção da ideia até a prestação de contas, para garantir a viabilidade e o sucesso de seus projetos. “Muitos artistas e produtores têm ideias incríveis, mas esbarram na falta de conhecimento sobre como estruturar um projeto, buscar financiamento e gerenciar a execução. Nossa missão é oferecer as ferramentas necessárias para que esses talentos se tornem sustentáveis e a cultura da nossa cidade continue a florescer,” destacou Cíntia Sena, presidente do Superativas, ressaltando o papel da capacitação para o desenvolvimento cultural da região.
“É fundamental que os produtores e artistas entendam que a arte e a cultura também demandam gestão e estratégia. Este curso foi pensado para oferecer uma visão completa, que abrange a elaboração de projetos para editais e leis de incentivo, a produção técnica de eventos e a gestão financeira, que é crucial para a prestação de contas e a transparência,” explicou André Luiz Dias, diretor do Instituto In-Cena e um dos formadores do curso.
O curso, que se iniciou em 7 de agosto, será ministrado por André Luiz Dias e Florisvaldo Junior. André, que também é curador e idealizador do FESTTO – Festival Nacional de Teatro de Teófilo Otoni, que compartilhará sua vasta experiência em gestão e produção cultural. Já Florisvaldo, com sua formação em cinema e pós-graduação em Cultura e Comunicação, trará sua expertise em gestão de grupos e espaços culturais.

